e-mail
senha
esqueceu sua senha? CADASTRE-SE
gravar senha
Pesquisar     SEGUNDA-FEIRA, 22 DE JANEIRO DE 2018  
« voltar ao Fórum Responder mensagem Postar nova mensagem Regras Glossário Revelando-se Perfeito Dates Classificados
HELP - Sequenciando baterias a partir de performance ao vivo
postado por Pitao (Rio de Janeiro/RJ)  enviar um e-mail para Pitao
(pitao.rio@gmail.com) 07/08/2014 15:21:57

Galera,

Eu vou começar a gravar um material em casa e estou precisando de uns helps. Faz um tempo que parei de fazer minhas gravinas e eu estou mto por fora do que anda acontecendo por ai.

Enfim, tenho as trilhas guia que gravei em ensaio, preciso agora sequenciar as baterias a partir dessas trilhas, pra em seguida começar a gravar os instrumentos trilha a trilha.

o que devo fazer? imagino que eu tenha que mapear os tempos de cada parte da música, em seguida sequenciar estes compassos? alguém tem um tutorial disso? ou pode me dar umas dicas?

vou usar o logic pro, alguem fez isso por aqui já (tanto no logic ou outr DAW)?
ordenar por  mais recentes   mais antigas  
Re: HELP - Sequenciando baterias a partir de ...
postado por Pitao (Rio de Janeiro/RJ)  enviar um e-mail para Pitao
(pitao.rio@gmail.com) 17/08/2014 19:38:51

meu primeiro teste com o Logic. me sinto muito noob, aprendendo tudo do zero. manjo nada desse DAW! alem disso, estou ha anos parado com esses lances de gravacao em casa.

quem puder dar uma opinada

https://soundcloud.com/filipe-costa-mattos/teste-1-voltando-a-brincar-com-home-studio

Re: HELP - Sequenciando baterias a partir de ...
postado por Bluedriver (Rio de Janeiro/PB)  enviar um e-mail para Bluedriver
(cfmanzato@gmail.com) 16/08/2014 00:08:53

Fico aqui na espera de ouvir os primeiros resultados!
Re: HELP - Sequenciando baterias a partir de ...
postado por Bluedriver (Rio de Janeiro/PB)  enviar um e-mail para Bluedriver
(cfmanzato@gmail.com) 16/08/2014 00:08:10

Estou tentando fazer as minhas primeiras gravações, mas não sou tão fera quanto o Pitão. Véi, tú é muito técnico!
Eu chego lá...
Re: HELP - Sequenciando baterias a partir de ...
postado por Pitao (Rio de Janeiro/RJ)  enviar um e-mail para Pitao
(pitao.rio@gmail.com) 11/08/2014 15:44:50

eu tinha visto em algum lugar que era possivel fazer algo do tipo:

- importa a musica em mp3/wave/whatever
- insere os transientes de tempo na cabeça dos compassos (manualmente, tap tempo, ou os que aparem automaticamente)
- refina os transientes
- rola um voodoo que é criada uma trilha de automação do to tempo a partir dos transientes. (nesse momento eu iria botar todos os refrões no mesmo tempo, todos os versos... enfim, dar uma padronizada)
- cima dessa trilha automatizada de tempo eu edito o piano roll sequenciando na unha a bateria


eu to em duvida nessa parte do voodoo pra automação
Re: HELP - Sequenciando baterias a partir de ...
postado por Daniel Gallagher (Belo Horizonte/MG)  enviar um e-mail para Daniel Gallagher
(gfaria@gold.com.br) 11/08/2014 15:06:41

Cara, mas dessa forma, não vejo outra solução a não ser sequenciar na mão mesmo. A questão dos BPM é só você programar a região de cada BPM dentro da música e pronto. É isso mesmo ou estou entendendo errado?

Porque tendo a música toda sem trilhas separadas, não há forma de fazer isso a não ser botar ela de guia e ir montando beat por beat, considerando que pelo menos o batera estava no click durante toda a música. Daí você programa os BPM de acordo com a parte da música e ignora as oscilações humanas do batera dentro de cada seção da música montando os beats e viradas levando em conta o metrônomo do Logic. Se rolar flan, não importa porque a guia não vai ficar lá mesmo...
Re: HELP - Sequenciando baterias a partir de ...
postado por Pitao (Rio de Janeiro/RJ)  enviar um e-mail para Pitao
(pitao.rio@gmail.com) 11/08/2014 12:12:08

dan, valeu pelas dicas.

a parada é a seguinte:

eu tenho algumas músicas antigas que eu quero regravar do zero.

na minha epoca de sonar eu era mto freak de sequenciar bateria via piano roll, tinha uma proficiencia fodida naquilo. ajeitava nota a nota os velocities. eu estudei bateria um tempo então eu consigo pensar "parecido" com um batera de metal. obviamente eu não consigo tocar da mesma maneira que penso dai midi era o caminho.

o problema é o seguinte. eu quero regravar meu material. e eu tenho alguns registros, e o tempo varia em algumas musicas. tipo uma parte "tchola powermetal" no meio das musicas, as vezes o verso é em 132 e o refrão em 150. e por ai vai.

minha ideia qual era: pegar esses registros de estudio, fazer o beat map e sequenciar em cima desses beat maps. obviamente que vou dar uma uniformizada em muitos tempos ao fazer isso. e eu queria umas dicas nesse sentido. eu sei que existem plugins que transformam bateria wave em midi, mas eu só tenho as trilhas finalizadas, perdi tudo de um hd meu.

Re: HELP - Sequenciando baterias a partir de ...
postado por Daniel Gallagher (Belo Horizonte/MG)  enviar um e-mail para Daniel Gallagher
(gfaria@gold.com.br) 11/08/2014 12:02:14

Pitão, é um pouco ingrata essa tarefa que você quer empreender, mas vamos lá.

Se você estiver falando em bateria LIVE mesmo, com mic de sala, o Logic não vai te ajudar a transformar o beat em midi organicamente. Você vai ter que fazer na unha como o Beto falou, e se o batera não tiver usado click, aí você pode estar olhando para no mínimo três dias de trabalho árduo dependendo da complexidade da música e tamanho.

Se você tiver a bateria gravada em canais separados, facilita. Basta você selecionar o wave que você quer transformar em midi, clicar em TRACK (embaixo de SET LOCATORS e REPEAT SECTION) e depois DRUM REPLACEMENT/DOUBLING.

Aí ele vai abrir uma caixa em que você escolhe o threshold (gatilho) em dB para o sensor do Logic começar a agir. Muitas vezes ele transforma em notas midi sons que não são notas, ou acaba deixando para trás algumas, então você precisa passar o pente fino depois desse processo.

Depois disso você seleciona a peça que você está trabalhando. Se é bumbo (kick), tons (tom), caixa (snare) e por aí vai, porque ele tem default vários sons, como você já deve saber. Basta escolher um.

Por fim, no pente fino você vai precisar também uniformizar ou customizar a intensidade da nota midi de acordo com a passagem da música. Se quiser economizar trabalho, deixa todas as notas iguais, mas aí a bateria vai ficando cada vez mais midi e menos orgânica. É um trabalho de formiguinha. Isso acontece também porque o sensor do Logic é meio doido e não entendo muito bem como ele traduz a nota do wave em uma nota midi com determinada intensidade de ataque, pois ele faz uma bagunça com isso. Mas funciona.

Prós deste processo: mesmo se o batera estiver fora do click, você vai manter as notas exatamente na fluência da música, pois o midi só vai substituir (ou somar) a nota original.

Contras: o Logic não faz tudo sozinho, mas economiza um tempo bruto. Mesmo assim, para ficar bom, você tem que meter a unha. Mas o resultado muitas vezes fica incrível.

Apenas como exemplo, essa banda gravou ao vivo no meu estúdio com mic na guita, baixo em linha, batera com mic no bumbo, caixa, surdo e dois overs e vocal gravado depois. O som dos bumbos foi todo somado ao som gravado por esse método que te falei e o som chegou de maneira muito mais interessante. Como o batera não é muito firme no click, não tinha como eu só montar o bumbo e substituir. Tinha que colocar o bumbo com as imperfeições de tempo dele, então foi o que fiz com essa ferramenta.

https://soundcloud.com/audioguerrilla

Sequenciar uma bateria inteira tem seus prós e contras também, pois a expressividade da caixa vai indo embora, e isso é uma das coisas mais importantes na alma de uma bateria. Como pró, você tem o fato de poder não ficar se fiando à forma como o batera tocou originalmente (uma coisa não vai trombar com a outra hora nenhuma, então te dá liberdade para fazer coisas diferentes ou mesmo mais simples quando for o caso).

Se tiver alguma dúvida, me fala.

Abs!
Re: HELP - Sequenciando baterias a partir de ...
postado por Nick_Oliveri (São Paulo/SP)  enviar um e-mail para Nick_Oliveri
(ccastro15@gmail.com) 09/08/2014 20:40:35

Pitão,

O Drumagog lê WAV, caso você tenha todas as peças gravadas separadas deve dar certo, o problema aí é acertar o tempo da bateria pelo que estou percebendo.
Re: HELP - Sequenciando baterias a partir de ...
postado por Pitao (Rio de Janeiro/RJ)  enviar um e-mail para Pitao
(pitao.rio@gmail.com) 08/08/2014 09:19:04

toni, não era como sequenciar do zero... isso eu faço de boa.

minha dúvida é a seguinte: eu tenho uma música que gravei em um ensaio. quero fazer um beat map dela, ou seja fazer com que todos os compassos da trilha midi se encaixem nos compassos da gravação. obviamente o tempo flutua um pouco e eu preciso fazer o tempo do midi flutuar exatamente igual.

tentei pelo logic pro e pelo reaper. tomei uma surra dos dois. eu coloco os transientes bonitinhos nos inicios dos compassos, mas não consigo ir muito além.
Re: HELP - Sequenciando baterias a partir de ...
postado por BRich (Topo do morro/SP)  enviar um e-mail para BRich
(bdh73@hotmail.com) 08/08/2014 09:18:48

Hmmm foi gravado no ensaio sem click? Caçar o tempo na unha é uma sessão de tortura.
Re: HELP - Sequenciando baterias a partir de ...
postado por Toni(Antognionni)  enviar um e-mail para Toni(Antognionni)
(teototeoto@yahoo.com.br) 08/08/2014 09:00:40

Pitão, n sei se ajuda, mas vou falar como eu faço, uso pro tools 9 e o EZDrummer, qd vou fazer, trilha, jingle ou o que seja, eu faço no teclado mesmo, estudo o groove de bateria, primeiro só caixa e bumbo d gravo, reto, sem virada, vc tbém pode gravar dois compassos e copiar e colar, depois gravo pratos, depois gravo tons, surdos e as viradas(p gravar as viradas eu apago o q,estava antes) e aí já foi, aconselho a vc a aprender o groove base no teclado e depois mudar no mouse até ficar fácil, espero ter ajudado, forte abraço.
« voltar ao Fórum Responder mensagem Postar nova mensagem Regras Glossário Revelando-se Perfeito Dates Classificados
Green Notes © Copyright 2005 / 2018 - Todos os direitos reservados | Faça aqui o seu Cadastro